28 março 2012

Não Acaba

Dizem que tudo que sobe desce, que tudo que vai volta, que tudo que começa, tem meio e fim. Não pra mim. Acredito que tudo que acontece na vida, de certa forma fica. Nem sempre da maneira que imaginamos ou como gostaríamos. Mas FICAM sim. Aquele primeiro amor de infância, as pessoas com quem crescemos, crescem e seguem rumos muitas vezes diferentes dos nossos. Dado certo ponto de nossas vidas, esta pessoa, que você nem tem mais contato, ou que sequer sabe aonde esta ou se é vivo ainda. Vive! Vive entre um roda de proza, aparece no meio de uma das suas histórias, é lembrado quando você se recorda do passado. Muitas vezes ao mexer nos seus guardados, aqueles que ficam no topo do guarda roupa em uma caixa de sapatos empoeirado, você revive cenas, volta a um lugar encantado. Acha na caixa fotos, pedaços de brinquedos, uma moeda velha qualquer dada pelo avô que não mais partilha deste. Segura "meio" terço já gasto. Encontra aquela rodinha do seu carrinho favorito, que ao segurar lhe faz questionar-se o que de fato o fez guardar aquela "rodinha de carrinho sem carrinho". Você suspira fundo, balança a cabeça e nem se dá conta do sorriso enorme que aquele monte de bugigangas foi capaz de tecer em sua face. Memórias. Elas não ACABAM. Dia desses você atravessa a rua e tropeça, xinga a mãe do pedreiro até de Santa, e nesta hora se lembra de ter ouvido uma vez de alguém o mesmo relato, um alguém que você nem se lembra mais porque de não ter mais contato, e ai acaba trocando o riso que daria por lembrar do jeito dele te contar a situação, por um suspiro mais longo. E acaba esquecendo do dedão latejando, e acaba sentindo um vazio tomando conta de tudo dentro de você. Os olhos começam a doer, o peito começa a apertar. E você começa a se lembrar das histórias que dividiam, das alegrias que partilhavam. Dos segredos que se confidenciavam. Procura um canto, senta-se e lembra de algo que certa vez, este alguém havia lhe dito. "Pra sempre, o nosso pra sempre nunca acabará". As lágrimas nem pedem permissão pra rolar, e entre elas você acaba balbuciando alto o que acabará de pensar. "TUDO ACABA". Então você se levanta, volta pra casa, faz o que tem que fazer, volta a sua rotina. E enquanto lava a louça da janta pensa. "Não acaba... nunca acaba." Existem coisas, momentos, pessoas. Que o tempo, ainda que cruel, poderoso, impiedoso, não é capaz de levar, de destruir, de apagar. Quando o sentimento é verdadeiro, quando o que se tem é realmente de verdade, nada finda, separá ou faz acabar. Dentro de cada coração existe um momento, dentro de cada piscar existe uma lembrança.
Por. Bell.B

3 comentários:

  1. Tenho que concordar que nunca acaba... mas, às vezes quando se nota que não se tem tanta reciprocidade... eu me calo, e no meu calar eu penso em desistir... tudo acaba sim. Eu acabo, tão simples quanto confuso eu acabar... chega a ser surreal eu acabar comigo né? Meu autor decide que minha historia se finda... e eu findarei.

    Não daquela forma final, de uma forma mais líria (ainda que se possa definir fim como algo lírico)

    ResponderExcluir
  2. As pessoas se vão, mas sempre estarão ali na memória, ou com alguma lembrança deixada para trás, e as vezes eu me desabo em lágrimas por querê-las de volta!

    ResponderExcluir
  3. Quando a gente menos e espera e acredita que aquilo que dizem sentir por nós é tão verdadeiro quanto o que dizemos sentir por esse alguém. A gente ACORDA!

    ResponderExcluir

Obrigada por partilhar comigo, o que você pensa!